quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Reação de Berlusconi a asilo é reacionária e direitista

Por Zé Dirceu

Na reação ao governo brasileiro por ter concedido asilo político...

Na reação ao governo brasileiro por ter concedido asilo político ao escritor italiano Cesare Battisti, toda operação feita pelo governo do 1º ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, é típica de seu caráter reacionário e direitista, além de autoritário.

Seu governo é legal, num país democrático, mas constituído de partidos comprometidos com o neo-fascismo. Daí esse caráter de cruzada e vendeta que está dando a uma decisão soberana do governo brasileiro. Fora o tom saudosista de todo o discurso do governo italiano e de sua diplomacia, como se a Itália ainda fosse uma potência colonial e o Brasil uma república de bananas.

A retirada do Brasil do embaixador italiano - Michele Valensise -, apesar de sua gravidade, é mais um ato na ópera bufa e de má qualidade que Berlusconi está dirigindo. Não devemos recuar e não devemos dar satisfações à Itália. Assim como não deu a França (que acolheu Battisti por uma década) quando adotou o mesmo procedimento soberano do Brasil e concedeu refúgio a condenados pela justiça italiana. E, contra a França, a Itália não fez nada

Discussões são legítimas, mas já se tornaram secundárias

Toda discussão é legitima, assim como toda cobertura que a imprensa brasileira está dando ao caso, apesar do apoio velado de alguns veículos de comunicação à posição italiana, um apoio compreensível, mais pela posição ideológica comum, ou pelo simples desejo de não perder a oportunidade de fazer oposição ao governo Lula.

Discussões sobre a forma ou a conveniência da decisão brasileira frente à reação do governo Berlusconi agora são secundárias. O que temos que fazer é defender a decisão (de conceder o asilo) que, além de legal, é legítima e soberana.

Trata-se de um direito líquido e certo e está de acordo com as leis internacionais. A maioria dos países do mundo, em respeito à sua Constituição e leis, agiria da mesma forma. Quanto a Berlusconi e seu governo, não dá para levá-los muito a sério. Pelo menos a Europa não os leva. O que não significa que não devamos nos preocupar com as relações com o povo e com a Itália.

Site: http://www.zedirceu.com.br//

Nenhum comentário: