segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fwd: ideiaformaconhecimento


Mensagem original
De: jose carlos lima < jose.carlos.lima@hotmail.com >
Para: edson_barrus@ig.com.br
Assunto: ideiaformaconhecimento
Enviada: 25/11/2005 11:14


Este e-mail está sendo enviado para Edson Barros com cópia oculta pra outros
artistas do mundo da música, artes plásticas, escrita, etc

IDÉIA FORMA CONHECIMENTO


PRIMEIRO MOMENTO: IDÉIA

Na última seção de psicodrama, a minha terapeuta me deu um puxão para a
realidade=racionalidade
..............
Ela me propôs me ver através de outra pessoa, o meu irmão por exemplo
Ela me disse
Imagine-se você vendo seu irmão com seu comportamento
(...)



Ai vi o quanto sou ridículo
Desocupado
Inoperante
Vagabundo
Improdutivo
E mais
(x) atrapalhado
( x) ausente de tudo
(x) fora da realidade
(x) incapacidade de comunicação oral
(x) compulsão, viciado em sexo, 100% sexual
(x) baixa auto-estima
(x) fechado
(x) incapaz de experimentar outros prazeres
(x) não se concentra para trabalhar
........................
Há 30 anos, durante o sono, sonhei com a frase "caia na real"
Até hoje ela se aplica tanto à min!
Pois não mudei
Continuo irreal, totalmente
Espiritualmente
Sexualmente
Socialmente
Como eu gostaria de ser real!!!!!!!!
Depois deste puxão para a realidade atentei para o quanto sou distoante de
tudo
........................
E prometo que vou virar um ser real=ajuizado=normal
Que tal parar de escrever
Ai lembro-me de Clarice Lispector que deu a entender que
Viveu para escrever
Escreveu para viver
Escreveu o que viveu=olhou=foi
O Caio Fernando Abreu também
"Porque que é que a gente é assim?" (Cazuza)
O meu primeiro livro escrevi aos 12 anos
Escrevi no corpo
Tomei banho e o livro desapareceu
Como gostaria de ser real?
Assim como muita gente que vejo por aí
Tão felizes!!!!
Cercados de amigos
Sabem abrir a boca e conversar
Têm assunto
Eu só consigo falar escrevendo
Folheando o livro "Cartas" de Caio Fernando Abreu, num momento me vi na pele
dele
Ele disse que só conseguia dizer as coisas escrevendo
Ou seja, normalmente era trancando
Mas escrevendo.....
Como e bom escrever!!!!!
Ler nem tanto
Mas preciso gostar de ler
Descobrir o prazer da leitura
..................
Queria tanto entender tudo isso
Conviver com pessoas problemáticas
Assim como eu
Encontrar meu semelhantes
....................
Tem um rapaz que tem me ligado
Caí fora....
E sempre assim
Não consigo me relacionar afetivamente com ninguém
Quando ele não vem, eu vou
Quando ele vem, caio fora
Quero o que então?
Sou que tipo de gente?
O que quero da vida?
Acho mesmo que sou assim

(x) atrapalhado
( x) ausente
(x) fora da realidade
(x) incapacidade de comunicação oral
(x) compulsão, viciado em sexo, 100% sexual
(x) baixa auto-estima
(x) fechado
(x) incapaz de experimentar outros prazeres
(x) não se concentra para trabalhar
(x) inoperante

.........................

No momento percebo-me entre dois mundos
O mundo da realidade=racionalidade x o mundo da fantasia=poesia
Nunca me vi tão instável=dividido
Se eu morresse agora
Deixando tudo para trás
Todos estes papéis para trás
Não seria nada mal
"Porque que a gente é assim?"
Quero deixar de viver no mundo da lua=irrealidade=poesia
..................... FIM DA APRESENTAÇÃO DE IDÉIA...........



SEGUNDO MOME NTO: FORMA

................
Saí do momento visionário=visões
Agora entrei no momento forma
O momento da visualidade
Um momento....vou sair
Vou ao lanche do Sr. Francisco aki perto
Vou tomar café
..............
Estou de volta
O que vi de importante?
Uma letra no chão
A letra F
Se tivesse escaner ou máquina fotográfica enviaria para vc
Tudo bem...
Posso incorporar esta letra ao oráculo que estou construindo
Isto desencadeará uma ação
Quem tirar a carta contendo este objeto=letra, terá que usá-lo como
brinco=adorno
...............
E assim estou construí o momento forma
Com coisas encontradas no chão
Com coisas vistas nos sonhos
Enfim, com visões
Então o oráculo será chamado de
( X )oráculo de Idéia
.......... FIM DA APRESENTAÇÃO DA FORMA.........................


TERCEIRO MOMENTO: CONHECIMENTO


Por se tratar de uma pesquisa para a construção do meu oráculo
Não sei ainda o nome que utilizarei
Por coincidência, eu já havia pensado no termo "oráculo dos sonhos"
Até pensei que não existisse o termo mas existe
Há uns 5 dias eu havia pesquisado no Google
Não existe no google mas existe no mundo real, ou seja, no livro do
antropólogo francês
..................
Se tenho ultimamente tive algum sonho oracular?
Sim
Ontem à noite fui dormi esvaziado de tudo
De todas as fantasias=alucinações=irrealidade
Isto devido à ação da minha terapeuta
Que deu um puxão em direção ao real
Engraçado....
São os artistas me puxando para um lado e o médicos para outro....rssss
..............
No sonho a resposta à pergunta feita ao oráculo veio através de e-mail
A pergunta foi: devo destruir tudo o que escrevei e ficar livre destes
escritos, tornando a mi nha casa habitável=visitável por alguém?
A resposta foi não
Este sonho oracular me respondeu que eu não devo destruir os meus escritos
O oráculo dos sonhos me disse que posso ser profissional ou amador
Ah, neste momento me lembro da Clarice Lispector
Dias atrás, lendo algo na internet, vi que ela preferia ser amadora porque
isto teria a ver com a liberdade dela, liberdade de escrever



Enfim, de bola=ego murcho dormi
E tive um sonho oracular
Este termo vem de "oráculo dos sonhos"
E está no livro "Bruxaria, oráculos e magia entre os zande"
do antropólogo francês E.E.- Evans- Pritchard
Editora Jorge Zahar
Ele viveu entre os zande no final da década de 20 quando realizou sua
pesquisa antropológica
Ele fala da utilização, pelo povo zande, atualmente uma etnia desaparecida
mas que viveu na África Central, ali naquela região hoje conhecida como
Congo. Naq uela época uma parte era o Congo Francês, sendo que havia o Congo
Belga, etc....
Vários capítulos são reservados aos diversos oráculos, o do veneno por
exemplo, que consistia em injetar numa galinha um veneno retirado de uma
árvore e, dependo da morte ou sobrevida da galinha, a resposta à pergunta
feita ao oráculo seria positiva ou negativa. Antecendo à preparação do
oráculo, regras haveriam de ser respeitadas. O consulente ficava proibido de
algumas coisas, como por exemplo, de comer carne de elefante, manter
relações sexuais com mulheres, fumar haxixe ( para evitar a contaminação do
ambiente), etc. O "oráculo do veneno" substituía inclusive o Poder
Judiciário com a dominação colonial, substituiu o "oráculo do veneno",
desorientando assim o povo zande, levando à extinção toda uma cultura, toda
uma etnia. Havia ainda o oráculo do atrito (utilização de varetas), o
or áculo das termiteiras ( um vegetal, acho que uma árvore). O autor reserva
um dos últimos capítulos para falar do oráculo dos sonhos, também utilizado
pelo povo zande. O oráculo dos sonhos não desencadeava nenhuma ação. Enfim,
os sonhos levavam apenas à reflexão. Nos sonhos, os bruxos sempre apareciam
com rosto de águia, de elefante, etc, enfim, nunca mostravam o rosto, não
permitiam ser identificados.




E como não tenho nada sobre a letra F para enviar anexo
Fiz uma pesquisa no Google
E encontrei palavras chinesas iniciadas com a letra F
Verifique
Não localizei no Google o signifcado do F na Cabala Judaica

"Inspirado por esses ensinamentos antigos, Richard Seidman criou O Oráculo
da Cabala. Para dar vazão ao poder das letras, o leitor escolhe uma carta do
baralho ao acaso e, então, usando o livro como guia, medita sobre o símbolo
que ela reproduz. Ca da uma das cartas nos inicia nos níveis mais profundos
da intuição e da compreensão espiritual, ao mesmo tempo que nos ajuda a
descobrir o potencial místico encerrado em cada um de nós."

Do site editora siciliano

E há quem não aceite a vinculação entre cabala e numerologia


E qual a relação da gematria com a numerologia?
Por Johann Heyss
Sendo a cabala, e a gematria por tabela, objeto de estudo por místicos de
todas as filosofias, nacionalidades e credos, inicialmente usava-se o
esdrúxulo método de aproximação entre o hebraico e outras línguas para se
fazer a conversão das palavras e nomes em números, e assim interpretá-los.
Como este método logo se mostrou frustrante e artificial, principalmente
porque sons e letras do alfabeto latino/romano tinham de ser omitidos, já
que não havia correspondentes em hebraico, naturalmente se chegou à idéia de
apr oveitar o princípio da gematria, ou seja, a unificação entre letras e
números típica do alfabeto hebraico - que é a base da gematria e uma das
bases da cabala em si. Assim foi lançada a semente da numerologia, um
conhecimento esotérico ocidental e voltado para o alfabeto latino/romano. A
numerologia é um sistema moderno e ainda em desenvolvimento, que vem sendo
moldado através da pesquisa de estudiosos e praticantes. Pode-se dizer
então, que não existe uma numerologia cabalística, e sim que a numerologia é
uma ramificação, uma descendente da cabala.
No site http://www1.uol.com.br/vyaestelar/fatos_num_cabala.htm

...................... FIM DA APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO...............

Em tempo: estes dias a burocracia, a spin seguradora, pessoa jurídica, onde
trabalho, está me exigindo mundo. J á estou atrasado. Preciso ir. Por isso
estou enviado o texto acima sem revisão. Pode estar cheio de incongruências,
defeitos. Entenda.



Grato,

José Carlos Lima

Goiânia - Rio Meia Ponte

_________________________________________________________________
Chegou o que faltava: MSN Acesso Grátis. Instale Já!
http://www.msn.com.br/discador


Nenhum comentário: